Implementei um novo sistema de comentários aqui no blogue. Este novo sistema não necessita que os visitantes sejam utilizadores registados para que possam escrever comentários nos posts.

Claro que eu, como qualquer bloguer, gosto de ver comentários nos meus posts. Isso significa que as pessoas lêem os posts e que o assunto desperta algum interesse, além de fazer bem ao ego, claro :)

Novo sistema de comentáriosNovo sistema de comentários


Mas como se pode ver, os posts deste blogue têm poucos comentários, o que para dizer a verdade é perfeitamente compreensível. Afinal quem é que se vai registar num blogue só para deixar um comentário? Eu pelo menos não o faço.

Então que alternativas tinha para facilitar a vida aos visitantes que querem deixar comentários, sem ter que os obrigar a registarem-se no blogue?

Uma alternativa passaria por permitir que os visitantes comentassem utilizando os seus perfis do google, do facebook, ou outros. Sinceramente nunca gostei muito dessa alternativa, não sei porquê, acho que prefiro que o meu blogue seja o mais independente possível de terceiros.
Outra alternativa passaria por pedir ao visitante um email e depois enviar um link para o email e só aprovar o comentário depois do visitante clicar nesse link.

Optei por esta última alternativa. Assim, agora em vez de ter no fim dos posts o link "Regista-te para comentar ...", como que a dizer "se tens alguma coisa a dizer, apresenta-te primeiro", agora o visitante vê imediatamente um formulário onde pode deixar o seu comentário. É certamente muito mais convidativo.

Antigo sistema exigia que o utilizador estivesse registadoAntigo sistema exigia que o utilizador estivesse registado



Algumas considerações

  • Os utilizadores registados podem editar e/ou apagar os seus comentários;
  • Os comentários que não pertençam a um utilizador registado, também poderão ser editados e/ou apagados se o utilizador se registar mais tarde com o mesmo e-mail que utilizou para escrever os comentários;
  • Os utilizadores registados, podem escrever comentários sem terem primeiro de fazer login, basta usarem o seu e-mail nos comentários. Quando os aprovar os comentários serão associados ao respectivo utilizador;
  • O email de quem comenta não é mostrado nos comentários. Para os utilizadores registados é mostrado o nome de utilizador, para os não registados é mostrado a parte inicial do email até ao símbolo @;
  • Os links para aprovação de comentários têm um prazo de validade de 48 horas.


Sei que ainda existem algumas barreiras a ultrapassar para que os visitantes tenham vontade de escrever comentários, mas pelo menos agora está muito mais fácil.


Agora bora lá escrever alguns comentários :)