Este é o primeiro post de uma série de posts, onde vou escrever um tutorial passo a passo de como desenvolver um blogue em Python.

Aproveitando o meu background no desenvolvimento deste blogue, que foi feito por mim em Python, vou criar um tutorial passo a passo para o desenvolvimento de um blog pessoal.

Tutorial blog em Python passo a passo


Objectivos

Com este tutorial, tenho como objectivo não só ensinar a programar um blog, ou outra aplicação Web, mas espero também aprender com todos os vossos comentários e com a experiência de outros programadores, por isso os vossos comentários serão muito importantes para a evolução deste tutorial.

Vou tentar evitar ao máximo o uso das facilidade existentes na framework utilizada para o desenvolvimento do blogue, a ideia é aprender como as coisas funcionam em vez de usar as "receitas" já prontas da framework, como por exemplo a utilização de cookies e de sessão, protecção contra ataques CSRF ou XSRF (Cross-site request forgery), hash das passwords com salt, etc.

Não quero com isto dizer que eu não concorde com o uso das facilidade que as frameworks providenciam, antes pelo contrário, pois as frameworks são normalmente feitas por equipas muito competentes e as suas funcionalidades são bem testadas, quer pelos programadores quer pelas comunidades em redor das mesmas, pelo que a sua utilização pode ajudar-nos a evitar algumas falhas nas nossas próprias implementações.

Ao minimizar o uso das funcionalidade providenciadas pelas frameworks estamos também a obter uma maior independência em relação a estas. Se no futuro quisermos substituir a framework, esse processo será muito mais fácil.

Requisitos

Vou usar a versão mais recente do Python, actualmente a versão 3.3.3. O Python 3 já está disponível à alguns anos mas ainda hoje existe uma grande quantidade de software feito na versão 2 do Python, que não é compatível com a versão 3. Esta também é uma forma de eu me iniciar no Python 3, já que os meus actuais blogs estão desenvolvidos na versão 2.7 do Python e assim também me preparo para um futuro upgrade dos meus blogs da versão 2.7 para a versão 3 do Python.


E Para finalizar

Espero que esta iniciativa possa ser útil a quem deseje desenvolver uma aplicação Web (um blogue ou outra) e que contribua também para que mais pessoas comecem a programar nesta linguagem de programação fantástica que é o Python.


Agradeço a todos os que queiram publicitar esta minha iniciativa nos seus blogues e redes sociais.

Até ao próximo post.

Este post faz parte da série de posts "Tutorial, Blog em Python":
  1. Tutorial, Blog em Python - Parte 1: Introdução (post actual)
  2. Tutorial, Blog em Python - Parte 2: Ambiente de Desenvolvimento
  3. Tutorial, Blog em Python - Parte 3: Estrutura do projecto
  4. Tutorial, Blog em Python - Parte 4: Templates
  5. Tutorial, Blog em Python - Parte 5: Base de Dados
  6. Tutorial, Blog em Python - Parte 6: Source code